terça-feira, 6 de janeiro de 2015

ETAPAS NA CONSTRUÇÃO DE BASES DE CONHECIMENTO 1


Embora a Engenharia de Conhecimento se preocupe com todos os aspectos
do desenvolvimento de um sistema de conhecimento, a construção de bases de
conhecimento mostra-se o maior desafio. Uma base de conhecimento materializa a
apropriação do conhecimento de solução de problemas de uma organização e,
portanto, tem valor per si.
Bases de conhecimento podem ser desenvolvidas para formalizar o
conhecimento e capturá-lo, permitir o compartilhamento de experiências e
habilidades em uma organização ou dar suporte ao raciocínio de sistemas
especialistas.
A construção de uma base de conhecimento se dá através de três etapas: a
aquisição do conhecimento, a modelagem conceitual e a representação do
conhecimento. Essas etapas não são estanques e independentes, mas desenvolvem-se
na forma de uma espiral de resultados crescentes. A aquisição se refere à
compreensão do domínio e da cognição, a segunda implica em escolhas de visões e
porções do conhecimento a ser capturado, enquanto a terceira se refere à conexão dos
modelos no nível do conhecimento para aqueles do nível simbólico.

  Aquisição de conhecimento
A aquisição de conhecimento é o processo de extrair, estruturar e organizar o
conhecimento de uma ou mais fontes. É a atividade inicial do processo de engenharia
de conhecimento, realizada por um engenheiro de conhecimento, que é o agente que
exerce o duplo papel de compreender o domínio da informação e de ser capaz de
fazer julgamentos em relação às limitações de implementação do sistema. É a tarefa
mais crítica de um projeto de Gestão de Conhecimento, pois ainda não existe uma
metodologia confiável de aplicação que resulte em um modelo do domínio e dos
processos cognitivos de seus agentes. Mesmo assim, é uma tarefa indispensável para
que as informações essenciais sejam coletadas e o conhecimento-chave fique
disponível para ser organizado, representado, implementado e validado através de
um sistema.
Mastella em (Mastella, 2004) separa as técnicas de aquisição de
conhecimento de acordo com as fontes do conhecimento, sejam elas não-
documentadas ou documentadas (livros, documentos, mapas, diagramas, sistemas,
filmes); de acordo com o uso ou não do suporte do computador ao processo de
aquisição (Boose, 1991); e de acordo com o tipo do conhecimento a ser adquirido. O
termo eliciação é utilizando quando o conhecimento é não-documentado e deve ser
adquirido de fontes humanas, basicamente através de entrevistas, análise de
protocolos (registros de discursos, diálogos, etc) ou com suporte de computador
(Cooke 1994). A aquisição de conhecimento de fontes documentadas pode ser feita
utilizando diferentes abordagens, como análise manual de documentos, ou técnicas
semi-automáticas ou automáticas, como algoritmos de extração de conteúdo de
documentos, mineração de dados, raciocínio baseado em casos, aprendizado de
máquina, entre outras. Cada uma dessas abordagens constitui uma área de pesquisa
em si, enquanto a eliciação de conhecimento é tópico de estudo inserido na
Engenharia de Conhecimento e da Ciência da Cognição.

Fonte:Int. J. Knowl. Eng. Manage., ISSN 2316-6517, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 1-35, mar./maio, 2013. 2

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