terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ferramentas de Gestão de Conhecimento

Nesta seção, apresento uma visão geral das ferramentas e sistemas baseados em TI que podem ajudar a gestão do conhecimento (KM) cumprir as suas metas.

O escopo desta seção é fornecer ao leitor uma visão geral dos tipos de ferramentas de GC disponíveis no mercado hoje e para ganhar uma compreensão de qual é seu papel no processo de KM. Este é o passo mais importante, uma vez que existem literalmente milhares de opções para escolher. No entanto, no futuro, pretendo também dar uma olhada em algumas ferramentas de GC reais e apresentar alguns comentários.

Para recapitular, eu tenho lidado com ferramentas de GC durante toda a seção sobre as iniciativas de gestão táticos, destacando seu papel na descoberta de conhecimento, organização, partilha, etc. Na seção sobre a estratégia de gestão do conhecimento, eu apresentei um artigo sobre o conhecimento de implementação de sistemas de gestão, onde eu declarou que as ferramentas baseadas, em sua maior parte, se enquadram em uma das seguintes categorias (adaptado de Gupta e Sharma 2005 em Bali et al 2009):

Sistemas de groupware e KM 2.0
A intranet e extranet
Armazenamento de dados, mineração de dados, e OLAP
Sistemas de Apoio à Decisão
Sistemas de gerenciamento de conteúdo
Sistemas de gestão de documentos
Ferramentas de inteligência artificial
As ferramentas de simulação
redes semânticas


Por enquanto, nas subseções que se seguem, vou discutir os primeiros seis categorias de ferramentas KM nesta lista, como eles são geralmente o que as pessoas referem-se ao falar de ferramentas de GC. As ferramentas de simulação é muito ampla a categoria para o escopo deste site, e sistemas de inteligência artificial são de utilidade questionável e estão fora da minha área de especialização. No entanto, no (não muito perto) futuro, eu pretendo adicionar um segmento em redes semânticas e inteligência artificial.

Uma breve nota sobre a inteligência artificial: Embora tenha havido muita emoção sobre isso há alguns anos atrás, no meu entender, não tem viveu até suas expectativas (ainda). Os sistemas especialistas, por exemplo, projetado para capturar a tomada de decisão humana e para tomar as decisões corretas em determinadas circunstâncias, não teria sido tão bem sucedida devido a requisitos em constante mudança (Botha et al 2008). Para saber mais sobre isso, temas de pesquisa, tais como redes neurais, sistemas de apoio à decisão inteligentes e sistemas especialistas.

Mais uma vez, eu gostaria de lembrar ao leitor que KM não é uma disciplina tecnológica; é mais sobre gestão de pessoas, a cultura e as práticas e estruturas organizacionais. Iniciativas eficazes de GC são, portanto, nunca de base tecnológica, e nunca se deve buscar uma KM total de "solução". Na verdade, gostaria de alertar contra qualquer sistema que coloca reivindicações às esse título. Fazer isso implica que tanto os desenvolvedores têm nenhum problema prometendo muito mais do que eles podem oferecer, ou eles não têm idéia do que uma ferramenta KM pode e não pode fazer. Também não é um bom cenário.

No entanto, se for utilizado direita - como um mecanismo de apoio e reforço para o som, as práticas de GC existente - pode ser uma ferramenta muito valiosa, de fato.


Alan Geada M.Sc. de 2010 - Atualizado em 2013

Leia mais:
http://www.knowledge-management-tools.net/knowledge-management-tools.html#ixzz3O5bTdIxA

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